....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Perito Criminal do Maranhão é destacado em missão pela Força Nacional para atuar na operação Sinop - MT


Perito Criminal Dr. Jocélio Castro Borges,
Engenheiro Eletricista e perito especializado em locais
de crime contra a pessoa e de acidentes de trânsito.
O Perito Criminal Dr. Jocélio Castro Borges, Engenheiro Eletricista e perito especializado em locais de crime contra a pessoa e de acidentes de trânsito, foi destacado desde o mês de agosto de 2011 para cumprir missão pela Força Nacional no município de Nova Mutum - MT, em locais de crimes ambientais relacionados com queimadas suspeitas. O Perito Jocélio pemanecerá nessa missão até o final de outubro quando estará de volta ao Maranhão trazendo consigo mais essa experiência em sua "bagagem."












Registro de levantamentos periciais em locais de crimes ambientais (queimadas), realizados pelos Peritos (Jocélio-MA e Thiago-AC) da Força Nacional (Operação - Sinop-MT) no município de Nova Mutum-MT. Temperatura de 40ºC.




7 comentários:

Rogério Carvalho disse...

Parabéns ao Dr. Jocélio Borges. Muito me orgulha vê-lo integrado à Força Naiconal e elevando a Perícia Criminal do Maranhão ao cenário nacional.

Miguel Neto disse...

Honras ao Dr. Jocélio pelo compromisso e dedicação ao trabalho pericial.

Exemplo de honestidade e determinação, características estas sem as quais ninguém pode ser um verdadeiro Perito Criminal. Segundo Pe. Vieira: "aquele que faz, existe; aquele que não faz apenas permanece".

E, sem o saber, fez ainda valer também aquele ditado "os últimos serão primeiros".

Dr. Jocélio, você é um daqueles que faz a perícia oficial forte e não subserviente.

Parabéns e muita força nessa batalha!

Miguel Neto

Perito Criminal

Anônimo disse...

Engraçado, com todo respeito ao Dr. Jocélio, Perito Criminal, percebo que essa decisão de enviá-lo em missão junto à Força Nacional é uma decisão muito mais política que qualquer outra coisa. Vejamos, o texto esclarece repetidas vezes que o mesmo é especialista em locais de crimes contra pessoa e acidentes de trânsito. Portanto, penso que existem Peritos com mais afinidades em termos de formação acadêmica para esta missão.

Respeitosamente... fica o recado!

Rogério Carvalho disse...

Decisão político? Não Creio. Acho que não é por aí. Dr. Jocélio tem méritos suficientes para tal, reconhecidamente, assim como qualquer outro colega que participa de algum curso também tem. É claro que direcionar o profissional para um curso dentro da sua área de formação é o mais acertado. E é claro que existem justificativas e todo um contexto para que Dr. Jocélio esteja merecidamente participando de tal missão.
O fato é que agora o colega deve receber todo apoio dos demais.

Lúcio disse...

O Colega Jocélio me passou o seguinte comentário para postar no BLOG:

Caros Peritos.
Quem me conhece sabe muito bem que jamais aceitaria uma indicação política para quaisquer eventos.
Gostaria rapidamente de esclarecer ao colega anônimo e mal informado que minha indicação foi decidida pelo encarregado de perícias externas, pelo diretor e pelo superintendente (3 peritos criminais). A solicitação do Ministério da Justiça ao secretário de segurança determina a indicação de um perito de local de crime com pelo menos 3 anos de experiência para participar da 3ª INC - Instrução de Nivelamento de Conhecimentos (duração de 2 semanas na ANP) e caso fosse aprovado seria mobilizado na Força Nacional pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado. Ao aceitar a indicação, pedi demissão na escola particular (Santa Teresa), me afastei da escola pública e principalmente de minha família (tarefa difícil). Já participei de 2 levantamentos periciais em locais de crimes (homicídios) no município de Sinop-MT e de 3 levantamentos periciais em locais de crimes ambientais (queimadas) no município de Nova Mutum-MT. Eu e o colega Thiago (perito criminal do ACRE - Engenheiro Florestal) estamos ajudando a perícia local nessas duas referidas áreas. Essa é a filosofia da Força Nacional. Espero que o próximo colega tenha muita disponibilidade ao ingressar na Força Nacional. Estou a disposição para melhores esclarecimentos.
Abraços.

Lúcio disse...

Gostaria de reiterar as palavras do Dr. Miguel com relação ao colega Jocélio. Nunca vi o nosso colega participar de eventos em detrimento de outros colegas e essa não haveria de ser a primeira vez. Apesar de tudo isso, sempre foi um perito que esteve pronto para colaborar e efetivamente dá a sua parcela adicional de contribuição. É um perito que tem grande preocupação com a imagem da perícia, que prima pelo seu trabalho e um perito no qual todos deveriam se espelhar.

Sou testemunha que outros colegas, como sempre, foram convidados antes dele para a Força Nacional. E ele poderia simplesmente se sentir injustamente preterido e não querer participar. No entanto, passou por cima de seu orgulho, fez coisas que talvez o(a) senhor(a) anônimo(a) não tivesse coragem de fazer e embarcou nessa missão.

Parabéns ao colega Jocélio pela postura, pela dedicação e pelo profissionalismo.

Abraços a todos

Fábio disse...

Dr. Jocélio,

Fiz parte da turma da 1ª INC (orientada para peritos com atuação em Balística Forense), portanto, conheci a desgastante tarefa pelo qual o sr. se disponibilizou e conheço a forma como foi feita a indicação (atuação na área por um tempo mínimo, compromisso com a perícia e, sobretudo, coragem para abrir mão de muitas coisas da vida particular e seguir para terras desconhecidas).
"Coragem que faltou para o anônimo. Certamente esse requisito o reprovaria durante uma INC".

Sucessos Jocélio.

Fábio (Balística Forense)