....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Perito Criminal assume cargo de diretor da Interpol

Após passar por um processo seletivo que envolveu 188 países, perito criminal federal garante a única vaga e assume a diretoria da Interpol. A posse será no próximo dia 24, em Lyon, na França.

O perito criminal federal José Helano Matos Nogueira assume o cargo de Diretor da Organização Internacional de Polícia Criminal, Interpol, esse mês. A cerimônia de posse acontece no dia 24, na sede da INTERPOL que fica em Lyon, na França.

José Helano é o primeiro brasileiro a assumir um cargo dentro da Organização. O perito desempenhará o cargo de diretor na área de Perícia, Ciência Forense e Banco de Dados especializados na área de suporte pericial. Além disso, atuará na área de identificação humana. “Ficarei responsável pelo gerenciamento de programas que cobrem a área de Polícia Científica e Perícia Criminal de todos os países que fazem parte da Interpol”, explica o perito.

A seleção para ocupar o cargo foi realizada em várias etapas, desde a análise de perfil a entrevista com diretores e funcionários do alto escalão da Interpol. “Depois de meses, essas várias etapas foram vencidas, ultrapassando os obstáculos até chegar à primeira colocação. Parafraseando as palavras do antigo presidente nunca na história desse país tivemos um Diretor na Interpol”, afirma de forma descontraída.

Com o perito Helano no cargo, o País além de receber apoio nas operações policiais internacionais, terá treinamentos e capacitações das forças policiais brasileiras dentro de um padrão de qualidade internacional. Poderá ter ainda um aumento no intercâmbio entre os cumpridores da lei brasileiros e as polícias do mundo e suporte e experiência da Interpol na segurança de grandes eventos, podendo inclusive auxiliar na Copa do Mundo em 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

O mandato do perito na Interpol tem duração de três anos podendo ser renovado por igual período. No entanto, devido uma norma interna do Departamento de Polícia Federal, Helano só poderá atuar durante dois anos. José Helano viaja para França neste domingo, 21 de agosto.

Sobre o perito criminal federal José Helano Matos Nogueira:

José Helano Matos Nogueira é mestre em informática pela PUC do Rio de Janeiro e especialista em Gestão de Políticas de Segurança Pública e Ciência Forense. Há 12 anos, é perito criminal federal das áreas de local de crime, informática forense e bombas e explosivos. Foi professor na Academia Nacional de Polícia e em universidades do Ceará, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Atualmente, possui mais de 70 artigos publicados, além dos livros“Criminalística: Metodologias e Procedimentos” e “Desenvolvimento de Sistemas Computacionais”.

Contatos para marcação de entrevista:
Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais – APCF
Taynara Figueiredo ou Danielle Ramos
(61) 3345-0882 / 9241-0851