....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

domingo, 12 de junho de 2011

Peritos do ICRIM falam sobre os malefícios das drogas em escola na Região Itaqui-Bacanga

Escrito por ASCOM/SSP
Sex, 14 de Janeiro de 2011 15:38

FOTOS: Gilson Teixeira
Com o intuito de prevenir o uso e tráfico de drogas dentro do ambiente escolar, foi realizada na manhã de sexta-feira (14) no Centro de Ensino Dr. Francisco de Assis Ximenes de Aragão Filho, na Vila Embratel, uma palestra com alunos da 1ª,2ª e 3ª do Ensino Médio.

A ação faz parte das atividades realizadas pelo projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC), que é desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Adjunta de Modernização Institucional (Sami) em parceria com o Ministério da Justiça, através do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).


Para debater o assunto, a coordenação do JCC, convidou dois peritos do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim). Gislen George Mendes Pinheiro, coordenadora do Laboratório de Analise do Icrim; e Pedro Nolace Bezerra, perito criminal esclareceram aos alunos sobre todos os malefícios que o uso de entorpecentes pode trazer para a saúde dos jovens.

“Esse encontro de hoje representa mais uma das ações preventivas que o Sistema de Segurança vem promovendo em São Luís. Queremos conscientizar, principalmente a esses jovens e adolescentes, que as drogas são sempre maléficas. Eles precisam compreender que o caminho das drogas não pode ser seguido em nenhuma circunstância. Programemos mais atividades em outras unidades escolares ao longo do ano”, contou o tenente Marcos Silva, gestor em exercício do JCC.
Perigos

Durante a palestra, os alunos tiveram contato com cada tipo de droga. Foi apresentado ainda ao público estudantil os prejuízos causados pelo uso de cada entorpecente ao organismo humano, além de relatar que no público infanto-juvenil os malefícios são maiores. “Para eles, que ainda estão em processo de formação, consumir qualquer tipo de droga representa um grande perigo. A droga afeta diretamente o rendimento escolar e o relacionamento social e familiar. O jovem que usa droga perde a concentração, ficando impossibilitado de ter controle sobre si próprio, além de atingir diretamente o sistema nervoso central”, explicou à perita Gislen.

Ações

De acordo com diretora do C.E.M. Dr. Francisco de Assis Ximenes de Aragão Filho, Sandra Santana, nos últimos meses alguns incidentes foram registrados dentro da escola. “Após um diagnóstico, identificamos que alguns estudantes estavam se envolvendo com entorpecentes. A partir desta constatação, montamos várias ações em conjunto com a SSP para combater esse uso e resgatar esses jovens. Mesmo com toda mudança já notada desde a implantação do JCC na escola, alguns incidentes ainda ocorrem, e com a colaboração dos policiais e pedagogos do JCC vamos exterminar esses problemas da nossa escola”, disse a educadora.


Além do JCC, o Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) também desenvolve há mais de oito anos atividades de prevenção na área interna e externa das escolas em São Luís.

Estão programadas ainda para este ano, uma série de atividades preventivas sociais nas escolas contempladas pelo Projeto JCC. Reuniões com pais, ações educativas entre outras estão sendo planejadas para acontecerem nos próximos meses.