....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

domingo, 19 de junho de 2011

Somente em 2010 foram 22431 exames.

Em São Luís, somente no ano de 2010, o Instituto de Criminalística do Maranhão (Orgão de Perícia Oficial do Estado) realizou 22431 (vinte e dois mil, quatrocentos e trinta e um) exames periciais distribuídos para apenas 55 Peritos Criminais que trabalham nesse Instituto e são responsáveis pela elaboração dos Laudos periciais.


Distribuição (seção) dos exames realizados em 2010 pelo ICRIM de São Luís:

22.431 exames


56% - LAF (Laboratório de Análises Forenses)
6% - Balística Forense
4% - Informática e Fonética Forense
1% - Engenharia Legal
7,5% - Identificação Veicular
7,5% - Crimes Contra o Patrimônio
6,5% - Documentoscopia Forense
1,5% - Crimes Contra a Pessoa
10% - Acidentes de Transito


A grande maioria das seções chega a apresentar mais de 365 exames por perito, ou seja, cada Perito Criminal tem pelo menos mais de um exame a realizar por dia ininterruptamente, como por exemplo a Balística Forense (448 exames/Perito/ano), Identificação Veicular (560 exames/perito/ano), Crimes Contra o Patrimônio (560 exames/perito/ano), Documentoscopia Forense (486 exames/perito). No Laboratório de Análises Forenses, esse valor chega a ser 2,5 vezes maior que o número de dias do ano: 897 exames/perito/ano.
É importante ressaltar, que perícias não são apenas números, mas sim os resultados de um complexo conjunto de estudos altamente Técnicos e Científicos realizados por profissionais capacitados e qualificados.
Assim, soma-se a cada um desses números, a complexidade dos exames periciais.

Visita da APOTEC-MA ao Instituto de Identificação - IDENT (São Luís/MA)


Em visita recente da APOTEC-MA ao Instituto de Identificação - IDENT, constatamos a precária situação que se encontra aquele órgão que é fundamental na Identificação Civil e Criminal, e que cumpre seu papel de suma importância na aplicação da justiça e no combate a criminalidade quando identifica ou auxilia a identificação de criminosos que deixam vestígios "papilares" de suas digitais em locais de crime. O risco da perda de informações dessa natureza é incomensurável caso nenhuma providência seja tomada já, para mudar o quadro que encontramos durante a visita àquela instituição.

Lúcio Flavo Cavalcante
Presidente da APOTEC-MA