....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Governo inaugura Complexo da Polícia Técnico-Científica em Timon

28 de fevereiro, 2012 - 10h00

Inaugurado na manhã desta terça-feira (28), o Complexo da Policia Técnico-Científica do município de Timon, que engloba as sedes do Instituto de Criminalística (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML), órgãos vinculados à Polícia Civil do Maranhão.
O complexo é mais um investimento do Governo do Estado, intermediado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), e em parceria com empresas privadas e outras instituições, que integra o plano de modernização e reaparelhamento do sistema de segurança pública do Maranhão.
A construção do Complexo se deu por intermédio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre a Secretaria de Segurança Pública, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), com recursos que ultrapassam o valor de R$ 1 milhão. O terreno onde o Complexo foi erguido é resultado de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Timon.

Estrutura

As novas instalações do Complexo contarão com sala para perícias criminais, identificação veicular, laboratório, sala de permanência, consultório médico, clínica médica forense, tanatologia forense, sala de necropsia, ambiente para identificação criminal, ossário, sexologia forense, refrigeração cadavérica, sala de raio-X, almoxarifado, salas de repouso, arquivo, secretaria, diretoria, copa e apoio administrativo.
O corpo técnico da SPTC é formado por oito peritos criminais para atuação interna e externa ao Icrim e quatro médicos legistas para o IML, além da contratação de corpo técnico administrativo funcional para os dois órgãos.

Novas aquisições

Foram adquiridos ainda, modernos equipamentos, viaturas e aparelhos para melhorar o desempenho dos funcionários dos órgãos. Para o Icrim, será destinado um veículo modelo Ecosport para perícias externas. Já o IML, receberá uma viatura modelo Blazer e um rabecão modelo Ford Ranger.
Para o Icrim e o IML de Timon foram destinados oito aparelhos condicionadores de ar, duas geladeiras para laboratório, sete microcomputadores, duas impressoras, uma geladeira com suporte para seis cadáveres, duas mesas para necropsias, três armários de aço, 30 estantes de aço, dois frigobar, dois televisores 32’, dois bebedouros, 16 mesas para atendimentos diversos, 60 cadeiras, entre outros materiais de consumo como estufa, balança analítica, além de duas maletas fornecidas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) contendo mais de 50 itens periciais.