....

AQUELE QUE COMPREENDER QUE NÃO PODERÁ SER UM PERITO HONESTO, SEJA HONESTO, NÃO SEJA PERITO.....
(Abraham Lincoln)

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Liminar da Justiça determina a interdição do IML e do Icrim

A medida prevalecerá até que sejam adotadas providências nos locais interditados.
Imirante.com

28/02/2012 11h18

SÃO LUÍS - O Ministério Público do Trabalho no Maranhão obteve liminar junto à 6ª Vara do Trabalho de São Luís, determinando, no prazo de dez dias, a interdição da sala de repouso dos removedores de cadáveres e da sala de necropsia do prédio em que funciona o Instituto de Medicina Legal de São Luís.

A medida deve ser tomada até que sejam adotadas providências destinadas à redução dos riscos e à garantia condições dignas de trabalho aos servidores e empregados terceirizados que prestam serviços no instituto.
Na liminar, também foi concedida antecipação de tutela que obriga o Estado do Maranhão a cumprir diversas obrigações relacionadas ao ICRIM e ao IML, como a elaboração de programas de prevenção de riscos ambientais e de acompanhamento da saúde dos trabalhadores, o fornecimento de equipamentos de proteção, a vacinação dos profissionais, a implementação de plano de gerenciamento de resíduos (lixo hospitalar), a instituição de Manual de Biossegurança, além de outras obrigações destinadas à melhoria das instalações e dos equipamentos necessários à prestação dos serviços.

No caso do descumprimento das obrigações determinadas, o Estado do Maranhão pagará multa diária no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) até o limite de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

A ação é conduzida pela Procuradora do Trabalho Anya Gadelha Diógenes e resultou da constatação de inúmeras irregularidades trabalhistas e ambientais no ICRIM e no IML que representam grave risco à saúde e à integridade física dos trabalhadores.

A suspensão da interdição somente ocorrerá se a Vigilância Sanitária e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Maranhão atestarem o cumprimento das obrigações determinadas pelo juiz Carlos Gustavo de Brito Castro.

SSP
O secretário de Estado de Segurança, Aluisio Mendes, que encontra-se, nesta terça-feira (28), no município de Timon, no Maranhão, ainda não se manifestou sobre a decisão da Justiça.
Fonte:imirante.globo.com   --------  Leia a  DECISÃO JUDICIAL

E Não é de Hoje...!!

MPT pode interditar IML/ICRIM por insalubridade

Na esteira da investigação que 24 promotores de Justiça abriram para apurar as responsabilidades da Secretaria de Estado da Segurança Pública no caso da deterioração do IML/ICRIM, o Ministério Público do Trabalho (MPT) pode aumentar a dor de cabeça do secretário Aluísio Mendes.
Geladeira com defeito no IML

Fonte do blog no MPT garantiu, na tarde desta sexta-feira (21), que é forte a tendência de que a Procuradoria do Trabalho dê entrada, logo na semana que vem, em um pedido de interdição dos dois órgãos.
O motivo seriam as condições insalubres de trabalho no local.
 “Ela estuda entrar com essa ação, logo”, declarou nosso interlocutor.
Relatório fotográfico elaborado pelo Ministério Público a que o blog teve acesso com exclusividade hoje pela manhã – uma das imagens está publicada no post abaixo – aponta que a situação no IML/ICRIM é de descaso.

No blog da Associação de Polícia Técnico-Científica do Maranhão (APOTEC) é possível acessar algumas dessas imagens.

Fonte: gilbertoleda.com.br

 ....................................................................................................................................................................

Promotores inspecionam ICRIM/IML nesta quinta-feira

Está marcada para esta quinta-feira (17), às 10h, uma nova inspeção do Ministério Público do Estado do Maranhão nas dependência do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal do Estado.

As condições de trabalho no local e a demora na entrega de laudos por conta da falta de estrutura são o alvo principal de uma investigação aberta por anda menos que 24 promotores estaduais no mês de outubro (reveja aqui) para apurar as responsabilidades do atual secretário de Segurança, Aluísio Mendes, no caso.

Na semana passada, quem já esteve no ICRIM/IML foi uma equipe do Ministério Público do Trabalho. Desde que estourou a denúncia, há a possibilidade de que o MPT interdite os dois órgãos.

Fonte: gilbertoleda.com.br